Buscar
  • escolaglobalvillage

Salas de aula com alunos de várias idades - vantagem ou desvantagem para a criança?

A maioria de nós foi educado em um sistema escolar onde os alunos eram separados de acordo com a idade. Assim também foi com nossos pais e nossos avós, o que nos induz a pensar que tal estrutura escolar é natural e universal. Entretanto, não é – nem geográfica nem historicamente. A cultura do agrupamento escolar por idade é produto dos três últimos séculos, alinhada ao pensamento que nasceu na Revolução Industrial, sendo política e administrativamente conveniente. Entretanto, agrupar crianças com base em um único critério (neste caso, a idade), não gera, necessariamente, um grupo homogêneo para outros aspectos, como por exemplo, as competências e habilidades das crianças. É claro que existem padrões de desenvolvimento infantil que podem ser associados à idade. Porém, achar que todas as crianças da mesma idade estão no mesmo momento de desenvolvimento, é um grande equívoco.


As classes multietárias são uma das formas de tornar a educação de fato inclusiva. A criança mais nova e mais estimulada pode se juntar a colegas mais velhos que estejam no mesmo momento de aprendizagem, e trabalhar motivada. Assim como a criança mais velha, e com alguma dificuldade, continua tendo parceiros, ainda que mais novos.

Muito se fala sobre educação inclusiva. Ninguém discute que a educação deve ser inclusiva – para todos. Mas, como incluir todas as crianças se as “homogeneizamos” com base no critério único da idade?

As classes multietárias – onde crianças de mais de uma idade são agrupadas, são uma das formas de tornar a educação de fato inclusiva. A criança mais nova e mais estimulada, pode se juntar a colegas mais velhos, que estejam no mesmo ponto de aprendizagem, e trabalhar motivada, assim como a criança mais velha, e com alguma dificuldade, continua tendo parceiros, ainda que mais novos.

Turmas multietárias têm outras vantagens. Uma delas é uma maior motivação dos mais novos em aprender e descobrir, tendo os mais velhos como modelo. Ao mesmo tempo, os mais velhos aprendem sobre a responsabilidade de serem modelos, e sobre serem cuidadosos, sabendo respeitar as diferenças.

A autoconfiança também é favorecida, pois, toda vez que uma criança se percebe detentora de um conhecimento que outras ainda não alcançaram, ela cresce – se fortalece! Além disso, o ambiente multietário é rico em linguagem, favorece a comunicação, a resolução de conflitos e a empatia.

A beleza deste modelo é que, nele, toda criança tem a possibilidade de brilhar, de mostrar suas habilidades, independentemente da sua idade. Grupos multietários são uma réplica em miniatura do mundo real, onde interagimos, trabalhamos e convivemos com pessoas diferentes, independentemente da idade. Entendemos que crianças educadas neste modelo aprendem valiosas lições que levarão para toda a vida!


#escolaglobalvillage #salasmultietárias


64 visualizações

Rua Vinte de Setembro, 2721
São Pelegrino - Caxias do Sul, RS
(054) 3537-1101
contato@escolaglobalvillage.com.br

©2019 - Global Village. Todos os direitos reservados | TRINE SITES