• Foto do escritorescolaglobalvillage

Learning through Play - Aprendizagem através da brincadeira.

Atualizado: 26 de set. de 2019

É unânime entre os teóricos da educação e da psicologia que, na educação infantil, o brincar é o melhor instrumento / contexto para a aprendizagem. A primeira infância (0 aos 7 anos) é a fase de ouro para investir na educação das crianças, uma vez que o aprendizado adquirido nesta fase deixará marcas que as acompanharão para sempre.

Learning through Play é uma das bases do trabalho realizado na Escola Global Village, uma vez que acreditamos que as crianças devem sim ir à escola para brincar, cabendo aos educadores facilitar seu aprendizado através de uma escuta sensível aos seus interesses, questionamentos e curiosidades. Entendemos que a escolha de uma criança por uma brincadeira ou outra, ou por um brinquedo ou outro, é sempre motivada por suas vontades, questionamentos ou ansiedades, muitas vezes não externalizadas de nenhuma outra forma. Vemos o brincar como sua linguagem secreta. E é com base nela que ajudamos nossas crianças a construírem que são, educando-as para serem, pertencerem e se tornarem. Essa é a nossa missão!

E o que a ciência fala disso? Para Jean Piaget (autor da teoria sobre a aprendizagem cognitiva infantil),é brincando que a criança aprende a se relacionar com as pessoas e com o ambiente, seguindo seus interesses e necessidades, e explorando sua imaginação. É neste universo, ela reflete, organiza, constrói e desconstrói seu entendimento de mundo e assimila a realidade.

Já o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky, que dedicou grande parte dos seus estudos a compreender o papel do brinquedo na estruturação do funcionamento psíquico da criança, propõe que é no brincar que a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra), de materiais e objetos – brinquedos. Ou seja, ser capaz de usar um galhinho de árvore como um pirata, ou um conjunto de pedrinhas como um delicioso banquete representa uma grande evolução na maturidade da criança. Complementarmente, o pedagogo alemão Friedrich Froebel reforça a importância da brincadeira com materiais não estruturados, tais como blocos, papelão, madeira, argila e areia em representações do mundo concreto, através das quais as crianças passam a entendê-lo melhor.

Já a médica e educadora italiana Maria Montessori complementa as ideias relacionadas ao aprender brincando mostrando a importância da preparação de ambientes educativos intencionalmente organizados, de forma simples e minimalista, com objetos interessantes e ao alcance da criança, a qual irá fazer suas escolhas exercitando a autonomia, liberdade e independência.

Por fim, o filósofo americano John Dewey escreve sobre o papel do brincar na formação das atitudes sociais no desenvolvimento infantil, explicando que uma vez que a brincadeira pressupõe interação entre as crianças, esta seria um valioso instrumento para o desenvolvimento de valores, habilidades e competências tais como respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, e proatividade.

Venha nos visitar e conheça mais sobre a primeira escola de educação infantil bilíngue de toda a Serra Gaúcha. Será um prazer recebê-los!

(texto publicado na revista NOI edição maio/2018)