Respeito, um dos nossos Valores do Cotidiano, e as Cem Linguagens da África

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Em outubro do ano passado, um grupos de pais e educadores da escola tiveram uma série de encontros para discutir valores. Como produto desses dias de estudo, surgiu um documento chamado “Valores do Cotidiano”, que lista e explica os seis valores escolhidos pelo grupo para serem norteadores das ações cotidianas de todos os membros de nossa comunidade educacional. Entendemos que valores só são ensinados às crianças se vividos pelos adultos.

Um dos Valores do Cotidiano é o Respeito: “Nos comprometemos a ser gratos pelas nossas habilidades e qualidades, sabendo admirar

as dos outros, e, sobretudo, respeitar as diferenças”.

Este ano, a escola tem como tema central às suas investigações “As cem linguagens da África”. A proposta é aproximar nossas crianças da cultura, das pessoas, das cores, dos sabores, dos sons, das músicas, das histórias e da biodiversidade africanas. É reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças.

Em um mundo que se mostra, por vezes, pouco tolerante às diferenças, entendemos ser este um aprendizado essencial para trilharmos, com nossas crianças, um caminho na direção de uma cultura de paz.

Trazemos aqui o acesso a conteúdos que podem ajudar famílias a aprenderem juntas sobre o valor da diferença e de combate ao preconceito racial.

Tem material para as crianças e para os adultos também!

Seguimos na nossa missão de educar crianças a serem pertencerem e tornarem-se agentes em um mundo melhor!

Dica 1 - Confira a matéria do site Lunetas:

"A escola é um dos espaços mais determinantes de formação de uma criança. É lá que ela convive com iguais e diferentes, cria laços afetivos e aprende, no sentido mais amplo da palavra. É lá também que a criança observa como o mundo se mostra, e como ele poderia ser, em suas potências e fragilidades. Quando o assunto é o combate ao racismo na escola, ter em mente a importância de alinhar o discurso e a prática é fundamental para que as crianças recebam exemplos coerentes e com potencial formativo. Para inspirar professores e educadores a colocar em prática uma educação antirracista, reunimos aqui alguns conteúdos com práticas afirmativas que oferecem referências positivas sobre negritude, africanidade e cultura afrobrasileira."

Dica 2 - Livro "Pequeno Manual Antirracista", de Djamila Ribeiro:

"Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em dez capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas."

"A coleção BLACK POWER apresenta biografias de personalidades negras que marcaram época e se tornaram inspiração e exemplo para as novas gerações. Os textos simples e as belas ilustrações levarão os pequenos leitores a uma viagem repleta de fatos históricos e personagens que se transformaram em símbolo de resistência e superação.”

Dica 4 - Confira a metéria do site Centro de Referência em Educação Integral:

"Njinga A Mbande foi uma mulher inspiradora. No comando da resistência angolana à colonização portuguesa, tornou-se uma referência de governança e diplomacia, desenvolvendo táticas de guerra e espionagem ímpares.

Agora, a sua história pode ser contada também nas salas de aula de todo o Brasil graças ao projeto Unesco Mulheres na História Africana, que disponibiliza para download gratuito materiais pedagógicos sobre diversas mulheres que fizeram história no continente.

Até o momento, a história de Njinga A Mbande é a única publicação disponível em língua portuguesa, mas outros materiais podem ser acessados em inglês ou francês."

1.130 visualizações0 comentário