Reflexões Sobre A Quarentena

Atualizado: 6 de mai. de 2020

A quarenta e sete dias do fechamento das escolas em função da chegada do coronavírus a Caxias do Sul, paramos para fazer um balanço da experiência.

De um dia para o outro, a Global Village teve que se reinventar por completo para continuar atendendo às nossas famílias, mesmo que remotamente. A equipe trabalhou como nunca e, enfrentando seus medos e revendo paradigmas, foi, aos poucos, encontrando uma forma de trabalhar com educação infantil à distância. Estudamos mais do que nunca, buscamos referências que não existem, esperamos por diretrizes que chegaram somente agora. Mas não desistimos!

Em nosso discurso, sempre esteve presente a aprendizagem através da experiência, a busca pela solução criativa de problemas e pela solução de conflitos através do diálogo, além de valores institucionais como a generosidade e o respeito às diferenças, pois foi momento de transformar nosso discurso e nossa prática em uma só unidade.

A equipe nunca parou. Nem deixou a energia cair. As dificuldades foram inúmeras, pois somos educadores e não youtubers ou influenciadores digitais. A cada dia íamos aprendendo o que funcionava melhor, a que nossas crianças respondiam melhor; buscamos entender as dificuldades impostas às nossas famílias pela nova rotina que se estabeleceu da noite para o dia e, mais do que isso, buscamos formas de ajudá-las nessa reestruturação com informação e aumentando a frequência das nossas Rodas de Pais.

Depois dos primeiros quinze dias de decreto entendemos que as atividades remotas permaneceriam. Nosso plano inicial com vídeos no site da escola não se fazia viável. Precisávamos de algo mais, uma ferramenta melhor, que nos permitisse compartilhar atividades e acompanhar as propostas feitas em casa, pelas famílias, de maneira mais eficaz.

Mudamos novamente. Migramos do site para um aplicativo. Uma sala de aula virtual. Seguimos experimentando... a melhor forma de gravar os vídeos, a melhor maneira de guiar os pais na condução das atividades em casa, possibilidades de encontros virtuais.

“E se mandássemos um kit de material para a casa de cada criança?”. Ideia boa, aqui na Global Village, vira prática, e rápido, com kits de material, pensados, montados e entregues aos pais com o maior carinho, em um sistema semanal de “drive-through” na frente da escola.

Hoje, segue o decreto que impossibilita as atividades presenciais. E a escola também segue. Segue aprendendo pela experiência, segue resolvendo problemas de forma criativa, segue buscando resolver os conflitos através do diálogo, segue respeitando as diferenças. Nunca aprendemos tanto, e em tão pouco tempo.

Em retorno, nossas famílias têm sido generosas. Na compreensão, na valoração de nossos esforços, em um esforço coletivo que tem um único objetivo – o bem-estar e a melhor aprendizagem possível para nossas crianças, em tempos de pandemia.

“A Escola está de parabéns pelo tempo em que conseguiu colocar em prática todas as atividades, pela qualidade e conteúdo das propostas!”

“A escola está proporcionando atividades de aprendizado, apresentando diferentes culturas, está mantendo o contato das crianças com a língua inglesa e ajuda com sugestões de dinâmicas para os pais. Com este contato as crianças entendem que este é um afastamento momentâneo e não definitivo da escola! É importante que as atividades sugeridas respeitem o tempo de cada família e de cada aluno, sem que seja uma obrigatoriedade!”

“Acho que o posicionamento da escola foi e, tem sido, muito bom nesse período. Sempre se fazendo presente, seja pelas atividades, encontros do Zoom e Rodas. Tirando dúvidas e esclarecendo comportamentos. Estão de parabéns pela disponibilidade e preocupação. Vocês estão sendo ótimos. Maravilhosos.”

“A escola tem me dado segurança neste momento. Me deixa tranquila ao observar as reações do meu filho quando encontra os colegas no meeting e me faz enxergar que está tudo bem se o Circle não sair organizado, ou ele sair correndo. Que está tudo bem ele ficar querendo chamar a atenção dos colegas. Que o principal neste momento é o vínculo se manter. Acho que as atividades que realizamos ele fez com felicidade.”

Seguimos! Firmes no nosso compromisso de oferecer uma educação infantil de qualidade, na modalidade que se fizer necessária.

Autor: Manuela Gimenez, Diretora da Escola Global Village.