Amazing Animals - O Livro Autoral das Crianças da Escola Global Village

Atualizado: 5 de jun. de 2020

Este livro é resultado de um projeto encantador de releitura, por parte das crianças, do livro “Voos da Alma”, de Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, artistas gaúchos. O primeiro contato das crianças com o livro foi no momento cotidiano da contação de histórias. Depois, elas receberam Gio e Doug na escola para uma oficina de papietagem. Durante dois encontros, construíram animais fantásticos com cápsulas de café, papel e cola.

Com os animais prontos, foi proposto às crianças que elas criassem histórias sobre eles, as quais foram feitas no mesmo idioma em que são apresentadas no livro. Frente à riqueza do material que estava sendo construído e ao envolvimento das crianças com as propostas, decidimos eternizar o processo em um livro de narrativas da turma.

A etapa seguinte foi propor às crianças que, à semelhança da obra original, criassem uma pintura com tinta, que serviria como elemento de ilustração do livro.

Todo esse material – fotos dos animais, histórias e pinturas – foi entregue à designer gráfica, Deise Lume, para diagramação do livro. No intuito de garantir que as crianças fossem agentes no processo, Deise passou uma tarde na escola trabalhando a ilustração digital das histórias com cada grupo de autores, escolhendo elementos, onde eles ficariam na página, qual foto do animal cada um preferia, e, inclusive, dando às crianças a possibilidade de fazer seus próprios desenhos.

Este livro é um projeto realizado na sua integralidade por crianças potentes de 3 a 5 anos, com a orientação e suporte técnicos de adultos sensíveis e dedicados.

As crianças

Escrita das histórias