Buscar
  • escolaglobalvillage

As lições da cozinha experimental na escola.

Já dizia o escritor Mia Couto: “cozinhar é um modo de amar os outros”. No ambiente escolar, cozinhar é ainda mais do que isso – é experimentar, é correr riscos, é partilhar, é colaborar, é ceder, é relacionar-se, é viver. Viver cores, sabores, aromas, texturas.

Escolas montessorianas tem, na cozinha experimental, um dos seus principais ambientes pedagógicos. Nela, a criança desenvolve habilidades motoras que irão lhe possibilitar se alimentar sozinha, e aprende o cuidado necessário para manipular os recipientes feitos dos diferentes materiais, por consequência, ganhando autonomia.

"A prática na cozinha experimental da escola, ainda oferece ao educador a chance de trabalhar conhecimento histórico e a diversidade cultural".

Quando uma criança aprende a quebrar um ovo, e que a mistura desse ovo com farinha e outros ingredientes dá uma massa macia e cheirosa, que leva um tempo para crescer, e mais um tempo para assar, e mais um tempinho para esfriar, até que o pão possa ser degustado, ela está investigando processos, exercitando a paciência, entendendo esforço. Em uma simples receita de pão, a criança mergulha nos números, nas quantidades, nas proporções, na importância do registro, e até em um profundo estudo de causa e consequência, quando, por exemplo, o pão não cresce. E aí? Esquecemos o fermento? O dia estava muito frio? O que o clima tem a ver com a massa do nosso pão? O que é mesmo que faz o pão crescer? Faltou açúcar? Mas a massa não cresce por causa do fermento? Então o que o açúcar tem a ver com isso?

Além da matemática, da ciência, da linguagem, das habilidades de vida prática, e do desenvolvimento motor, a prática na cozinha experimental da escola, ainda oferece ao educador a chance de trabalhar conceitos de geografia, de história, e a diversidade cultural.

Esse ambiente riquíssimo em possibilidades, ainda tem, como pano de fundo para toda essa experimentação tão significativa, as relações interpessoais, e, por consequência, o desenvolvimento socioafetivo das crianças.

Educar não é uma tarefa simples. Mas com certeza, pode ficar muito mais divertida e significativa quando feita na cozinha!

(texto publicado na revista NOI edição nov/dez 2018)


#escolaglobalvillage #cozinhaexperimental #culinárianaescola

0 visualização

Rua Vinte de Setembro, 2721
São Pelegrino - Caxias do Sul, RS
(054) 3537-1101
contato@escolaglobalvillage.com.br

©2019 - Global Village. Todos os direitos reservados | TRINE SITES